A Astrologia e a Era de Aquário * 2ª Parte



O Significado de Aquário

Enquanto Peixes trata da inspiração emocional, Aquário é o signo da inspiração intelectual. Representa o potencial humano de absorver todo o conhecimento, de estabelecer uma ligação com a fonte da sabedoria universal. Como todos os outros fatores astrológicos, este signo tem uma manifestação egoísta e uma espiritual. Sua expressão pode favorecer a ânsia autocentrada de poder sobre os outros - ou enriquecer a busca da paz e da alegria junto com a criação como um todo.
Tornar-se onisciente, adquirir domínio intelectual sobre si mesmo e sobre o ambiente - este é sem dúvida, é o desafio da Nova Era. Formas recém-descobertas de chegar à fonte do conhecimento universal resultaram no surgimento de idéias novas em todas as áreas. No nível da matéria, estamos cientes da chegada eminente do "admirável mundo novo" dominado pela magia tecnológica, uma era de máquinas que não leva em conta os anseios profundos do homem.
Visita de outro ângulo, entretanto, a superinteligência de Aquário aponta para a vertente muito mais empolgante. É a oportunidade de entender intelectualmente como é possível superar a divisão, como é possível instaurar a paz na Terra.
O segredo de como assimilar esta compreensão reside no princípio fundamental de Aquário, cuja melhor definição é inter-relacionamento ou totalidade. A dieta da Nova Era volta-se para alimentos integrais. A medicina da nova Era trata a pessoa como um todo, não seus sintomas isolados. A raça humana está sedenta por um conhecimento que lhe permita entender a totalidade da criação, do ponto de vista do homem e em relação com a matéria e o espírito.
Por ensinar-nos a desenvolver o senso universal de unicidade,Aquário acena com a promessa da fraternidade entre os homens, consolidada pela união e pelo respeito mútuo.
Para poder participar da Era de Aquário, cada um de nós precisa sintonizar-se com o tema da totalidade, o que implica, basicamente, aprender a desempenhar o seu papel específico não tanto por autoglorificação quanto pelo bem estar do mundo que compartilhamos. É está empreitada que representa o extraordinário e empolgante objetivo da Nova Era de Aquário, que o estudo e a prática da astrologia contribuem significativamente para atingir.

Quando começará ?

Se estamos à espera do início da Nova Era, talvez tenhamos perdido o barco, pois na realidade o alvorecer desta grande nova era já aconteceu. É difícil definir com precisão as divisões do Grande Ano e assim demarcar exatamente o começo da Era de Aquário; entretanto, da mesma forma que se data o início da Era de Peixes por volta do ano 0 - com o nascimento de sua maior personalidade, Jesus Cristo - também se acredita em geral que a Era de Aquário começará a partir do ano 2000. Todavia, tudo indica que os estágios iniciais da Nova Era remontam há duzentos anos: a entrada de uma nova era é um processo gradual, e o primeiríssimo passo em direção a Aquário pode ter ocorrido no ano de 1781.

1781 - O ponto crítico de virada

Quando de sua descoberta no ano de 1781, o planeta Urano, em seu estilo característico, disse alto e bom som à humanidade: desperta! Despertar de um estado de estagnação que permeava as atitudes espirituais, preparar-se para algumas mudanças muito grande de consciência, é como se a visão do planeta Urano fosse o toque de clarim anunciando a Era de Aquário, signo do qual é o regente natural.
O alcance desse desdobramento só pode ser visto em retrospecto; foi preciso que mais dois planetas, Netuno e Plutão, fossem descobertos, para que se pudesse entender o verdadeiro padrão dos acontecimentos. Entretanto, mesmo nessa época, a subversão do pensamento científico - incluindo o astrológico - causado pelo súbito aumento do total até então tão questionado de sete planetas, serviu de tremendo estímulo à reavaliação das idéias.
Mais tarde, depois da descoberta de Netuno, em 1846, e de Plutão, em 1930, ficou claro que algo bastante extraordinário havia ocorrido. Durante milhares de anos o homem só teve conhecimento de sete planetas; de repente no curto espaço de cento e cinquenta anos, mais três corpos celeste foram localizados no sistema solar. E, a despeito da imensa distância que os separa da Terra, a pesquisa astrológica logo demonstrou que esses três novos planetas estavam associados a energias de longe mais poderosas do que qualquer outra até então associados a energias de longe mais poderosas do que qualquer outra até então conhecida pelos astrólogos. É de especial interesse observar que a intensidade de seu poder aumenta de acordo com a ordem de sua aparição - assim, o último planeta a ser descoberto, Plutão está relacionado com a mais poderosa energia de que o homem atualmente tem conhecimento.( *)
Evidentemente não se discute que, antes de serem descobertos, os três planetas exteriores existiam, embora invisíveis para nós, e sem dúvida exerciam algum grau de influência sobre os nossos pensamentos, sentimentos e atos. entretanto, com a chegada da Nova Era, o homem foi capaz de assimilar essas três energias planetárias em escala muito mais ampla e num nível muito mais profundo do que tinha sido possível no passado. Se considerarmos que a manifestação física vem sempre depois da percepção espiritual, pode-se dizer que o fato de o homem avistar Urano, Netuno e Plutão na forma material simbolizou sua plena consciência das energias planetárias de forma concreta antes de estarmos no comprimento de onda certo. Exatamente como um aparelho de televisão só pode captar as imagens de um filme quando na frequência correta.
Dessa forma, raça humana começou a "sintonizar-se" com a Nova Era.
Impulsos relativamente novos começaram a manifestar-se nos homens: novos modos de pensar, novas formas de sentir, novos estilos de comportamento. De acordo com o caráter de Aquário, a força motivadora deste novo cenário é fraternidade, unidade, holismo. Espera-se que o divisionismo, um modo de ser que pertence ao passado, fique para trás. Começa um processo de união, como sequência natural da fase de desunião que teve início há muito tempo no lendário Jardim do Éden.

* Mais um astro, Quíron, foi descoberto em 1977 entre as órbitas de Saturno e Urano, mas parece tratar-se de um visitante temporário do nosso sistema solar, e não de um dos seus integrantes permanentes. Até aqui (1988) suas características são muito pouco conhecidas para que se possa avaliar plenamente seu significado, mas como pode estar associado, entre outras coisas, ao processo de nascimento e aos ajustes que ele acarreta, é bem possível que sua manifestação simbolize o desafio que se apresenta à humanidade no últio quartel do séc. XX, no sentido de chegar afinal a um acordo com as poderosas energias de Urano, Netuno e Plutão, quando as "dores do parto" da Nova Era atingem seu ponto culminante.

Por Pauline Stone




Um comentário:

  1. Li tudo Hanah! Gosto demais desse tema.
    Achei interessante a explicação sobre a descoberta de Urano, Netuno e Plutão...fez eco aqui dentro!rss
    E vamos que vamos estudando!
    Beijos agradecidos.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...