Trabalhando com sua Mente



Aumentando seu estado de Consciência

A nossa consciência está ligada a algo dentro de nós - uma sensação física, um pensamento uma sensação - ou a algo externo - um barulho, um objeto ou uma pessoa. Os exercícios para aumentar a capacidade de se tornar mais consciente de aspectos específicos da sua experiência podem ser desenvolvidos a partir de alguns exercícios descritos abaixo. A meditação é uma forma não apenas de acalmar a mente, como de relaxar o corpo e também uma maneira de aumentar a sua capacidade de conscientização geral.

Acalmando a mente : Meditação

Para a maioria das pessoas pensamentos desagradáveis, sentimentos e preocupações a respeito do passado e do futuro são uma grande fonte de estresse. Às vezes achamos difícil desligar as nossas mentes e mesmo quando estamos dormindo podemos ficar perturbados por um sonhos ou pesadelos. A meditação é uma forma de acalmar a mente e libertá-la dos pensamentos desagradáveis e perturbadores.
A meditação não é uma religião e você não estará abandonando a sua religião ao começar a praticar a meditação. Você pode ser um cristão praticante, um agnóstico ou um budista e até mesmo um ateu e ainda praticar a meditação. Está não é apenas uma forma de descanso, nem de sono. Tampouco se trata de um transe hipinótico e você não fará nada contra a sua vontade.Após termos descrito o que é a meditação não é, seria bom começar a descrever o que é meditação.
A meditação permite que se chegue a um nível de controle da própria consciência, dinimuindo-a ou ampliando-a. Podemos compará-la ao aprendizado do controle dos botões de comando de um rádio. Pode-se ouvir diferentes estações ao se mexer em um dos botões enquanto que com outro pode-se controlar o volume, aumentando-o ou diminuindo. A explicação técnica dada pelos cientistas para descrever a meditação é a que ela parece ser um estado de funcionamento fisiológico relaxado não-provado.
Os cientistas descobriram que durante a meditação acontecem algumas mudanças importantes no organismo, semelhantes às que ocorrem com os individuos profundamente relaxados.

As pessoas que meditam regularmente demonstram um aumento de estabilidade psicológica, menos ansiedade e declaram que se sentem com mais controle sobre as próprias vidas. Muitos pacientes param de tomar tranquilizantes e pílulas para dormir, ao começarem a praticar regularmente a meditação. A pessoa descobre que precisa dormir menos e que tem mais energia para o trabalho e para o estudo.

O objetivo da maioria dos métodos de meditação é liberar a mente da "caimbra do controle consciente", permitindo-lhe operar em um nível neutro.
Para a maioria dos iniciantes, talvez seja uma noção dificil de ser compreendida, pois queremos que algo funcione, devemos persistir em nossas tentativas. "Tentar" meditar não basta.É importante aprender a deixar-se levar", ou seja, entregar-se à parte mais profunda e calma do seu próprio ser.

Dicas para aprofundar a meditação :
(1) Não como nem beba nada até meia hora anter de começar.
(2) Medite em grupo
(3) Compre um CD/DVD de meditação
(4) Faça exercícios de meditação (Alternando as Narinas)
(5) Evite ingerir alimentos pesados e bebidas alcoólicas.


Exercício 1 - Aumentando a consciência do exterior para o interior

Comece sentando em uma poltrona e olhando ao seu redor. Diga a si mesmo: "Estou consciente da minha.... cadeira... Estou consciente de um carro passando pela minha casa.". Continue este processo incluindo os outros sentidos - "Estou consciente do som do papel sendo amassado" - deixe a sua consciência vagar, sem julgar ou censurar a sua atividade.

Após alguns minutos, feche os olhos e volte a sua atenção para as sensações físicas - "Estou consciente de que minha perna está doendo" ou "da dormência dos meus pés" - e para outras sensações - e para as outras sensações. - "Estou consciente de que quero parar esse exercício". Etc... Ou mesmo peça para vir o próximo pensamento, também é uma forma de cessar com o burburinho mental.Deixe a sua consciência vagar e repita o que lhe vier a consciência. Pratique esse exercício regularmente e poderá desenvolver um maior sentido dos mundos nos quais vive - o externo e o interno.

Excertos do Livro : Viver Holistico Patrick Pìetroni

Sugestão : Começe fazendo um pequeno exercício e veja se você se adapta...
Nem todas as pessoas podem ficar por mais de 20 minutos meditando....portanto relaxe que o seu tempo vem com o tempo :) .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...