Aspectos e Órbitas



As relações angulares entre os planetas num horóscopo, medidas como ângulos dentro do círculo eclíptico, são chamados de “aspectos”. Normalmente são incluídos os ângulos com o ascendente e o MC. Somente algumas relações angulares são consideradas como aspectos, e estas diz-se terem qualidades intrínsecas – diz-se que são “harmónicas”, “dinâmicas” ou “neutras”. Estas relações influenciam a forma como os planetas se comportam entre si. Também existe uma certa qualidade de “representar”, o que significa que um certo aspecto diz-se comportar ou estar operacional dentro de uns certos graus para além ou aquém do ponto exacto. Esta margem de “representação” é definida pelas órbitas. (ver abaixo)

Aqui estão alguns dos aspectos maiores:

Conjunção – 0°: Discernimento, Fusão, união, identificação


i80 akon


A conjunção tende a ser um aspecto harmonioso. A sua qualidade depende grandemente dos planetas envolvidos, bem como da proximidade do aspecto. Por exemplo, uma conjunção entre o Sol e Mercúrio, é normalmente vista como harmoniosa. Se, por outro lado, a distância entre eles é menor do que apenas alguns graus, o Mercúrio diz-se estar “a ser queimado” ou “em combustão”, com resultados a condizer. Em geral, a conjunção mostra uma relação imediata que actua de qualquer forma.

Oposição – 180° :
Percepção, Projecção, confronto, face a face
i80 aopp

Apesar da oposição ser vista normalmente como “desarmoniosa” ou dinâmica, tem muitas vezes um efeito bastante motivador e energizante. Aqui também, a qualidade do aspecto depende dos planetas envolvidos, e o que cada um faz dele. De um modo geral, uma oposição entre dois planetas cria uma tensão entre eles, que normalmente tem resultados positivos.

Quadratura – 90° :
Desafio, Entrave, frustração

i80 aqua



A quadratura é considerada como um aspecto desarmonioso. Os planetas envolvidos parecem estar “bloqueados”. Os problemas resultantes de uma quadratura são recorrentes como uma moeda viciada. A dificuldade está em conciliar duas forças que se querem mover em direcções completamente opostas. Normalmente isto toma a forma de desejos e necessidades que são mutuamente opostas.

Trigono – 90° :
Fluxo, Facilidade, apoio


i80 atri

O trígono é um aspecto harmonioso. Os planetas envolvidos trabalham juntos de uma forma complementar, enriquecendo-se um ao outro. Os trígonos mostram onde estão os seus talentos naturais. Se depois fazemos uso deles ou não, depende só de nós.

Sextil – 60° :
Oportunidade, Compreensão, suporte

i80 asex


O sextil tende a ser um aspecto harmonioso, dependendo é claro dos planetas envolvidos.

Aspectos menores

Para além dos aspectos maiores mencionados acima, também existe um número de aspectos menores. A maior parte destes são subdivisões dos aspectos maiores. Os aspectos menores contribuem com profundidade e detalhe no quadro geral. As órbitas permitidas para os aspectos menores são muito mais pequenas do que as usadas para os aspectos maiores. (ver tabela abaixo)

Os aspectos menores mais comuns são:


Semiquadratura – 45°, desarmoniso

i80 ahquaOutro aspecto de tensão, com a natureza de uma quadratura, mais de efeito mais fraco.

Sesquiquadratura – 135°, desarmoniso


i80 aahquaOutro aspecto de tensão : tem natureza de uma quadratura, mais com efeito mais fraco.

Semisextil – 30°, neutro

i80 ahsexEste aspecto um tanto estressante une dois signos sem relação natural. A energia resultante é muitas vezes sentida por meio do comportamento dos outros e não da própria possoa.


Quincúncio ou Inconjunção – 150°, neutro

i80 aquinPonto de Tensão e aprendizado, o quincúncio aproxima energias disacordantes que precisam ser integradas e equilibradas.

Quintil – 72°, harmonioso


i80 aquintAspecto unidirecionado que indica potencial, talvez um genio na esfera mental.


Biquintil – 144°, harmonioso

i80 abiquiAspectos harmonioso, mais fraco, de promessa e potencial.



Stellium

Um Stellium é uma conjunção de vários planetas. É um aglomerado de planetas próximos três ou mais em um signo e/ou casa.

Os planetas são aglutinados (dentro de 0-5 graus). Isso coloca uma ênfase energética no signo e casa onde está concentrado.

Isto é algo que se destaca, ao olhar para um gráfico. Um stellium em um gráfico de nascimento é um ponto de referência especiais, e indica o principal tema da carta astrológica.





Órbitas


orbes 2a




Órbitas para desenho do mapa Astrodienst tipo 2.A

orbes 2at

As órbitas para desenho do mapa tipo 2.AT, 2.GW ou 2.GR. Estas órbitas são usadas por Liz Greene.


GRAUS ANARÉTICOS

São os últimos graus de cada signo: 28º, 29º e 0º. Quando nestes graus se situarem algum planeta, existe a oportunidade de mudança de comportamento ao que se refere o planeta. O Sol traria mudanças de padrões e caráter. Mercúrio traria mudanças racionais. Vênus traria mudanças sociais.

Quando se tiver um planeta a 10º antes das cúspides das casas angulares: I, IV, VII e X, este planeta passa a ser interpretado na casa seguinte. Nas casas sucedentes e cadentes são usados 5º anteriores. Alguns astrólogos usam apenas 5º antes para as casas angulares e 3º antes para as casas sucedentes e cadentes.

Excertos :
Fonte: www.astro.com/
e fonte pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...