Aqui estão alguns dos aspectos maiores:
Conjunção – 0°: Discernimento, Fusão, união, identificação
A conjunção tende a ser um aspecto harmonioso. A sua qualidade depende grandemente dos planetas envolvidos, bem como da proximidade do aspecto. Por exemplo, uma conjunção entre o Sol e Mercúrio, é normalmente vista como harmoniosa. Se, por outro lado, a distância entre eles é menor do que apenas alguns graus, o Mercúrio diz-se estar “a ser queimado” ou “em combustão”, com resultados a condizer. Em geral, a conjunção mostra uma relação imediata que actua de qualquer forma.
Oposição – 180° : Percepção, Projecção, confronto, face a face
Apesar da oposição ser vista normalmente como “desarmoniosa” ou dinâmica, tem muitas vezes um efeito bastante motivador e energizante. Aqui também, a qualidade do aspecto depende dos planetas envolvidos, e o que cada um faz dele. De um modo geral, uma oposição entre dois planetas cria uma tensão entre eles, que normalmente tem resultados positivos.
Quadratura – 90° : Desafio, Entrave, frustração
A quadratura é considerada como um aspecto desarmonioso. Os planetas envolvidos parecem estar “bloqueados”. Os problemas resultantes de uma quadratura são recorrentes como uma moeda viciada. A dificuldade está em conciliar duas forças que se querem mover em direcções completamente opostas. Normalmente isto toma a forma de desejos e necessidades que são mutuamente opostas.
Trigono – 90° :Fluxo, Facilidade, apoio
O trígono é um aspecto harmonioso. Os planetas envolvidos trabalham juntos de uma forma complementar, enriquecendo-se um ao outro. Os trígonos mostram onde estão os seus talentos naturais. Se depois fazemos uso deles ou não, depende só de nós.
Sextil – 60° :Oportunidade, Compreensão, suporte
O sextil tende a ser um aspecto harmonioso, dependendo é claro dos planetas envolvidos.
Aspectos menores
Para além dos aspectos maiores mencionados acima, também existe um número de aspectos menores. A maior parte destes são subdivisões dos aspectos maiores. Os aspectos menores contribuem com profundidade e detalhe no quadro geral. As órbitas permitidas para os aspectos menores são muito mais pequenas do que as usadas para os aspectos maiores. (ver tabela abaixo)
Os aspectos menores mais comuns são:
Semiquadratura – 45°, desarmoniso
Outro aspecto de tensão, com a natureza de uma quadratura, mais de efeito mais fraco.
Sesquiquadratura – 135°, desarmoniso
Semisextil – 30°, neutro
Quincúncio ou Inconjunção – 150°, neutro
Quintil – 72°, harmonioso
Biquintil – 144°, harmonioso
Os planetas são aglutinados (dentro de 0-5 graus). Isso coloca uma ênfase energética no signo e casa onde está concentrado.
Isto é algo que se destaca, ao olhar para um gráfico. Um stellium em um gráfico de nascimento é um ponto de referência especiais, e indica o principal tema da carta astrológica.
Órbitas
Órbitas para desenho do mapa Astrodienst tipo 2.A
As órbitas para desenho do mapa tipo 2.AT, 2.GW ou 2.GR. Estas órbitas são usadas por Liz Greene.
GRAUS ANARÉTICOS
São os últimos graus de cada signo: 28º, 29º e 0º. Quando nestes graus se situarem algum planeta, existe a oportunidade de mudança de comportamento ao que se refere o planeta. O Sol traria mudanças de padrões e caráter. Mercúrio traria mudanças racionais. Vênus traria mudanças sociais.
Quando se tiver um planeta a 10º antes das cúspides das casas angulares: I, IV, VII e X, este planeta passa a ser interpretado na casa seguinte. Nas casas sucedentes e cadentes são usados 5º anteriores. Alguns astrólogos usam apenas 5º antes para as casas angulares e 3º antes para as casas sucedentes e cadentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.