Geminidas * Chuva de Estrelas


As Gemínidas, consideradas como a melhor Chuva de Estrelas de todo o ano, ocorrem entre os dias e, atingindo o pico máximo no dia 14 de Dezembro de 2010.
Para este ano a Organização Internacional de Meteoros prevê que possa atingir os 120 THZ - a unidade THZ corresponde ao número máximo de meteoros por hora que um observador pode observar, em condições ideais (céu limpo e com o radiante por cima de si). Além de serem os meteoros mais brilhantes, podem também adquirir diversas colorações. Deste modo, pode contar com um espectacular fenómeno astronómico.


As Gemínidas são meteoros que parecem irradiar da constelação de Gémeos, mais precisamente junto ao Castor, daí o seu nome. No entanto, podem ser vistos em quase toda a parte do céu nocturno. Como viajam a velocidades moderadas (cerca de 35 km/s) comparativamente com outros enxames de meteoros, são de fácil observação. Além do mais, devido ao seu declínio de 33º, é uma chuva de meteoros típica do hemisfério Norte, mas também visível em muitos locais do hemisfério Sul.

O responsável por este magnífico espectáculo astronómico é o corpo gémeo do asteróide (3200) Faetonte algo que foi descoberto em 1983 pelo satélite IRAS, tornando-se na primeira chuva de estrelas a estar claramente ligada a um asteróide. Pensa-se que este asteróide seja apenas um núcleo cometário que perdeu toda a sua matéria volátil.


++++ na fonte : TechnoSpace




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...