As Casas Astrológicas


As Casas Astrológicas representam as Esferas da Vida.

Cada uma é uma arena, na qual são experimentadas energias planetárias.
As casas são matizadas pelos signos das cúspides e pelos planetas dentro delas.
Os planetas agem de maneira dominante na primeira casa, concreta na segunda, comunicativa na terceira, protetora na quarta, criativa na quinta, altruísta na sexta, participativa na sétima, intensa na oitava, filosófica na nona, impactante na décima, social na décima primeira e tortuosa na décima segunda.



1ª Casa / Ascendente




Esfera : Individualidade

Palavra Chave : O Eu, encarnação, auto-imagem, separação, individualidade, características físicas e aparência pessoal, expectativas, ambiente

A primeira casa é onde se forma a identidade. Define também as circunstâncias que cercam o nascimento e sua recepção.

O signo da 1ª Casa e os planetas nelas situados influenciam a maneira de expressar a individualidade, que pode ser mais ou menos direta.

Os planetas e signo da 1ª Casa permeiam a vida inteira, definindo expectativas e o tipo de interação com o mundo.


2ª Casa


Esfera : Posses e Recursos Pessoais

Palavras-Chave : O Mundo Material, prosperidade, bens mundanos, recursos pessoais, posses, segurança, valores, valor pessoal, valores materiais, gastos.

A 2ª Casa é onde o senso de individualidade é reforçado pelos bens pessoais e por um sólido senso de valor. Definindo o que é valorizado e obtido no dia-a-dia, é nela que a identidade se amplia por meio do acúmulo material e de um senso psicológico de valor.
O signo da cúspide dessa casa define a atitude da pessoa em relação à dinheiro e bens. Indica que se o dinheiro vem com facilidade ou se é ganho com o trabalho duro - e revela o quanto a pessoa valoriza quem é.
Essa casa mostra também os recursos de que a pessoa precisa dispor para atingir o sucesso - potencial a ser desenvolvido. Na segunda casa, os planetas ficam confortáveis e revelam o que vem naturalmente.
A 2ª Casa é associada à segurança. Para algumas pessoas, essa segurança vem de bens exteriores que dão a sensação de riqueza pessoal. Para outras é a qualidade interior: Podem viver em qualquer lugar com muito pouco e ainda assim se sentirem seguras. O signo ou o elemento da cúspide indicam se a pessoa busca segurança no tangível ou no intangível.


3ª Casa


Esfera : Comunicação

Palavra-Chave : Comunicação, irmãos, viagens curtas, aprendizado, ambiente imediato, vizinhos, maneira de falar.

A 3ª Casa abrange o começo da auto-expressão. Os signos e os planetas ai localizados podem facilitar ou restringir o fluxo, enquanto o signo da cúspide indica se a comunicação será clara ou confusa. Ou se o aprendizado será fácil ou custoso. Ligado ao lado racional do cérebro, o esquerdo (a nona é do pensamento abstrato), a terceira casa define também a função concreta dos processos intelectuais da pessoa.


4ª Casa



Esfera : Ambiente próximo

Palavras-Chave : Lar, pais, infância, padrões herdados, ambiente familiar,
criação, útero.

A 4ª Casa é o lar, a base de onde sair para se aventurar no mundo.
O lar é onde nos sentimos mais seguros. Como no caso do IC, isso não significa necessariamente que a quarta casa seja um ambiente fácil e suave.
Essa experiência do lar é procurada e replicada ao longo da vida.


IC Imum Coeli

Palavra chave : O que está oculto, eu interior, raízes, introspecção, lar, introversão, segurança, origens.

É a raiz do eu mais profundo. Simboliza a segurança de base que a pessoa precisa para se sentir segura. Define também o lar, a familia e a origem da pessoa - e seu grau de integração na família.


5ª Casa




Esfera : Criação
Palavra-chave : Auto-expressão, recreação, criatividade, prole, prazer, casos amorosos, crianças especulação.

A 5ª Casa inclui tudo que é criativo, incluindo idéias, sonhos, música e arte : é a casa da auto-expressão. É onde a alma sai para o mundo, onde a alma interior se torna visível.

O signo da cúspide e os planetas localizados nessa casa indicam o grau de facilidade com que flui a energia criativa.


6ª Casa



Esfera : Serviço

Palavras Chave : Saúde, serviço, trabalho, altruísmo, trabalho em equipe, colegas de trabalho, eficiência, vocação, rotina diária.

A 6ª casa é onde tomamos consciência dos outros. Ligada a Virgem, é onde as habilidades e talentos inatos são usados de maneira produtiva e surge a vocação, os signos e os planetas localizados nessa parte do mapa definem o grau de altruísmo da pessoa.

Na 6ª casa , o serviço vem do coração e não espera recompensa ou reconhecimento. É o que tem que ser feito porque tem que ser feito. No entanto, quando a identidade pessoal e a auto-estima são pouco desenvolvidas, a sexta casa tende a buscar reconhecimento, por suas boas obras, precisando que lhe digam como é útil e indispensável.
A 6º casa também é ligada à saúde, que por sua vez depende do quanto a pessoa se sente á vontade com o seu corpo, sua mente e suas emoções - e da sua capacidade de imprimir o seu Eu.


7ª Casa



Esfera : Interação

Palavras-Chaves : Relacionamentos, Matrimônio e parcerias, unidade, outras pessoas, projeções, inimigos públicos, ações judiciais

Nessa esfera, a alma procura se aproximar de outra alma numa relação mutuamente benéfica. A capacidade de se aproximar e de levar em conta as necessidades do outro, sem abrir mão das suas, é indicado pelos signo(s) e planetas.
A sétima casa indica também as qualidades que a pessoa procura no outro e o tipo de parceiro que a atrai.
A 7ª casa é onde buscamos feedback - para reforçar o senso que temos de nós mesmos através do olhar do outro. Por isso é a casa dos inimigos declarados assim como das parcerias. Podemos projetar medos e expectativas no outro, enxergando qualidades que ele pode não ter. Às vezes buscamos no outro o que falta em nós - e isso se revela o que ainda conquistar para nos sentir completos.



8ª Casa


Esfera : Transmutação

Palavra-Chave : Interação, recursos compartilhados, nascimento-morte-renascimento, regeneração, união sexual, integração, auto-sacrificio, consciência expandida, herança, dinheiro dos outros, metafisíca.

Na complexa 8ª Casa, os segredos do universo são revelados. Este é o ponto em que passamos da auto-consciência para a consciência universal. Em seus confins plutonianos, a morte é conhecida - a única certeza da vida e a mais temida - e estados de consciência expandida são atingidos.
No nível mundano, a oitava casa, a oitava é a dos recursos e a dos recursos compartilhados, do ganho material e das coisas herdadas. O signo da cúspide indica a capacidade ou incapacidade de compartilhar recursos e de ser altruísta.
As heranças podem ser físicas ou psíquicas, incluindo potencial ou padrões ancestrais.



9 ª Casa





Esfera : Filosofia

Palavra-Chave : Aprendizado superior, filosofia, horizontes distantes, ética, visão, convicções, religião, longas viagens, parentes por afinidade, assuntos estrangeiros.

Na filosofica nona casa, começa a busca por significado. É onde procuramos alcançar algo maior que buscamos a verdade universal. É a casa da educação superior, do debate filosófico e das grandes questões da vida, como "O que estou fazendo aqui" e "O que isso tudo significa?" Viagens são feitas a horizontes distantes - Físicos ou mentais.
Quando a pessoa percebe que faz parte de algo maior, o passo seguinte é querer ordenar o mundo pelo bem desse mundo todo, dada a conexão dessa casa com a moralidade e a lei. Nela as tradições são questionadas e ocorre a rebelião contra as convicções coletivas. Os signos ou planetas ai localizados indicam conformidade ou conflito com os sistemas de crenças estabelecidos - revelam se a pessoa está pronta para incutir nos outros a sua visão pessoal. É também a casa da disseminação de informações.
Nessa casa há uma abertura para alguma coisa a mais - quando os planetas são propícios. Quando não são, a visão não é compatilhada e o processo da vida não é plenamente assumido.
A 9ª casa é a esfera da religião organizada, do dogma, da doutrina ou da espiritualidade. Os planetas ai situados ilustram a resposta ao chamado do espírito.


10ª Casa





Esfera : Ambiente além do imediato
Palavra-Chave : Ambiente mais amplo, vida pública, status social, ambição, pais, profissão, negócio ou profissão, reconhecimento, figuras de autoridade

A 10ª Casa é o ponto em que tentamos deixar a nossa marca no mundo. Indica o que desejamos conquistar, não apenas no mundo material mas também nas esferas intangíveis. Os planetas nessa casa e o signo na cúspide, indicam o grau de motivação para lutar pelo sucesso. Em termos de décima casa, a carreira tem que causar impacto. essa casa pode indicar a profissão seguida, mais isso depende também de outros fatores do mapa.

A 10ª Casa é uma das casa relacionadas com os pais (a outra é a quarta). Ela representa especialmente quem tem mais influência sobre a escolha da profissão e impulsiona em movimento ao topo, seja a figura do pai ou da mãe.
A casa indica também a experiência com figuras de autoridade em geral, e as expectativas em torno delas.



11ª Casa



Esfera : Comunidade

Palavra-Chave : Atividades em Grupo, sociedade, amigos, esperanças, desejos, aspirações, consciência social.

A 11ª é onde o senso de identidade se estende a um grupo, que pode ser uma família estendida, a classe profissional, a tribo ou a raça. Essa é a casa da vida em grupo e da sociedade organizada, na qual a consciência social se desenvolve, as regras que governam a conduta humana são examinadas e a mudança é efetuada, caso seja necessário. Assim os planetas situados na 11ª casa indicam a grau de adaptação da pessoa á sociedade. Solitários, os planetas e os signos introspectivos acham difícil sair dons confins de si mesmos para participar do grupo, enquanto os planetas e os signos extrovertidos acolhem rapidamente essa extensão de si mesmos.
Tradicionalmente, a 11ª casa é também o domínio das esperanças e desejos. É aquilo que se deseja pelo bem da sociedade. Para quem tem consciência social, o sonho é o bem da comunidade mas, para quem ainda não desenvolveu essa consciência e nem o senso de integração social, os sonhos giram em torno do Eu.
A 11ª Casa é onde a pessoa se vê refletida nos olhos do grupo e reconhece o seu papel no todo maior. Os grupos podem ser fonte de conflitos ou oferecer oportunidades para encontrar soluções.Essa casa pode ser um lugar de amizade e aceitação, que facilita a cooperação em nome de um objetivo coletivo. Nela, o grupo pode ir além da convenção aceita para atingir uma consciência maior.


12ª Casa



Esfera : Reintegração

Palavra-chave : Retorno, karma, segredos de família, inimigos ocultos, reconexão, confinamento, reparação, sacrifício, rendição, instituições o inconsciente coletivo.

A 12ª casa é a casa dos segredos. Nela, a alma tem a oportunidade de restabelecer a conexão com o todo e trazer á luz da consciência tudo o que estava antes obscurecido. É onde a tarefa de reintegração é concluída, o limite da individualidade se dilui e o Eu retorna ao todo coletivo. Esse retorno pode ser voluntário ou involuntário.
É tambem a casa das instituições, da loucura e da desintegração, do engano da ilusão, dos segredos de família. É possivel cair num desvio e se ver numa névoa, onde a psique não sabe mais onde está, nem quem é. Se a alma ainda não estabeleceu um forte senso de identidade, nada há para retornar ao todo a não ser a ilusões, que podem então prevalecer. Por outro lado, se foi construido um forte senso de individualidade, voltar a se fundir ao todo pode ser um processo doloroso. Esse é um lugar de reparação de erros passados.Muito depende do signo e dos planetas situados na décima segunda casa- e também desse retorno, que pode ser construtivo ou destrutivo.
A 12ª casa é a casa do karma e das vidas passadas, onde estão os resultados das ações passadas, individuais e coletivas.

Excertos da Biblia da Astrologia de Judy Hall

4 comentários:

  1. Boa tarde Hanah

    Gosto muito da sua interpretação. Do toque pessoal, das imagens... ficou muito bom e muito bonito. Já guardei nos meus favoritos.

    Beijinho <3

    Filomena

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, tenho um stellium (Sol, Mercurio, Saturno e Neptuno em conjunção, além de Urano e Venus) na casa 11, poderia me ajudar e interpretar? gratidão!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...