A Teoria dos Quatro Elementos



O Zodiáco era considerado pelos astrólogos e filósofos da antiguidade como sendo a "alma da natureza" aquela que dá ordem e forma à vida ...
..."Todas as coisas do universo têm alguma relação com a nossa natureza, nossas necessidades e nossas potencialidades..."

Os elementos têm sido tradicionalmente divididos em dois grupos, sendo fogo e o ar considerados ativos e auto-expressivos e a água e a terra considerados passivos, receptivos ou auto-repressivos. Esses dois grupos são idênticos aos da divisão básica da filosofia chinesa: yin (água e terra) e yang (fogo e ar). Também são idênticos à concepção grega das expressões da energia : Apolonia (fogo e ar que ativa e conscientemente, formam a vida e Dionisica (água e terra, que representam as forças que se manifestam de modo mais inconsciente e instintivo.).
Esses termos se referem mais ao modo de operação desses energias e ao seu método de auto-realização, do que uma generalização especifica que pode ser aplicada, ao acaso, a todas as pessoas incluídas em uma determinada categoria.

excertos de Stephen Arroyo in Astrologio, Psicologia e os Quatro elementos.

1. O cosmos está em constante expansão e/ou contração. Esses são os dois movimentos básicos de qualquer manifestação. Expansão e Contração são então, duas das qualidades primitivas da manifestação. No Taoismo, são denominadas, respectivamente, Yang e Yin. Na Astrologia São denominadas Quente e Frio.

2. As formas e coisas existentes no cosmos são respectivas ou respondem tensamente ao que, de fora, lhe toca. Essa fluidez e tensão são as outras qualidades primitivas existentes na manifestação.
Na Astrologia são denominadas, respectivamente, de Úmido e Seco.

in Gregório José Pereira de Queiroz "As qualidades primitivas da Astrologia"




A astrologia é baseada nos quatro elementos do Universo: Ar, Terra, Fogo e Água,
cada qual representando um aspecto da natureza humana.

Calor + Secura = Fogo
Calor + Umidade = Ar
Frio + Secura = Terra
Frio + Umidade = Água

Embora os filósofos gregos ensinassem que o princípio de todas as coisas era a água, conforme Tales, ou o Ar, como dizia Anaximandro ou o Ar e a Água, como afirmava Xenófanes, ou os quatro elementos , Terra, Água, Ar e Fogo, como propugnava a escola de Hipócrates, o pensamento grego tendeu a marcar as profundas distinções que desembocaram na teoria dos quatro elementos , dos quatro humores do corpo humano, etc., que mantiveram os discípulos de Aristóteles.
As teorias de Hipócrates incorporavam aspectos de anatomia, fisiologia e temperamento. Ele postulava que o temperamento surgiu de variadas misturas dos quatro humores (terra, água, fogo e ar), que respondiam por medos (phobos), vergonha e pesar (lype), prazer (hedone), e as paixões em geral. A propósito, uma lista semelhante de elementos foi apresentada pelos sábios da China e Japão: fogo, água, madeira, metal e terra.

A teoria dos elementos e a idéia oriental da transmutação dos quatro elementos se sincretizaram em Alexandria, sendo desenvolvidas posteriormente pelos alquimistas árabes Jabir (Geber), Razi (Rhasis) e Ibn Sina (Avicena).


A astrologia é a leitura da linguagem simbólica da energia criadora que se manifesta na natureza. Os quatro elementos, representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida. Cada um dos quatro elementos é representado por três signos, formando assim quatro trígonos. Utilizar a magia dos quatro elementos é, simplesmente, seguir as leis e os acessórios fornecidos pela Mãe-Terra…
Na natureza não existem só elementos puros. Isso quebra a visão de que tudo tem que ser exatamente como relacionado na tabelinha e na prática vemos que não é por aí.
Cada elemento é, portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influência de um modo particular, conforme o modelo básico que corresponde ao seu mapa de nascimento. O balanço dos elementos permite identificar se essas quatro forças do universo estão equilibradas ou desbalanceadas na psique das pessoas.

O elemento água traz a sensibilidade, a emotividade e a empatia.
O elemento terra traz a estabilidade, a praticidade e o contato com a realidade.
O elemento fogo traz a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.
O elemento ar traz o pensamento racional, a intelectualidade e a sociabilidade.

SIGNOS DE FOGO: ARIES – LEÃO – SAGITÁRIO
SIGNOS DE TERRA: TOURO – VIRGEM – CAPRICORNIO
SIGNOS DE AR: GÊMEOS – LIBRA – AQUÁRIO
SIGNOS DE ÁGUA: CÂNCER – ESCORPIÃO – PEIXES

Excertos de texto acima foi importado do Blog Uivos da Loba via O blog do Povo
"Aspas Minhas"

Sendo assim, conhecendo o equilibrio dos quatro elementos de um mapa, já é um ponto de partida para conhecer a personalidade de um individuo, e saber como ele se move no mundo. Se há excessos (+)(-) em seus elementos, e como "fazer" para balanceá-los.


Sabemos que a astrologia é regida por ciclos, ela não determina nada, ela inclina, e dependendo da interação do "Tudo que está no alto, e como o que está embaixo", [trânsitos, progressões] no mapa como um todo, teremos uma equação para ´amainar´ algumas das suas complexidades subjacentes. Mesmo porque existe o livre arbítrio, ritmos e ciclos vividos por cada individuo, e somente ele sabe em sua individualidade, como constrói a sua própria caminhada pela vida.

[...] Quando interrompemos o comportamento que impede a felicidade natural, inata, quando paramos de piorar as circunstâncias, simplesmente paramos, a felicidade começa a brotar naturalmente.

B. Alan Wallace

P.s: Para saber sobre qual qualidade prepondera em sua carta astrológica, procure um astrólogo de sua confiança para que ele faça o seu mapa natal.


++++++++++++++++ Quadruplicidades

2 comentários:

  1. Hanah!
    Já vi que irei aprender muito por aqui...muito bom este post.
    Saio mais rica.
    Beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...