A Expressão do Zodíaco no Corpo Humano Parte 3



Partimos, para nos lembrar, dos espaços cósmicos e acabamos por penetrar no corpo humano. O que vamos encontrar ? Simplesmente o conteúdo, e mais particularmente o coração. De certo ponto de vista, podemos chama-lo de domicílio do Eu. Com efeito, quando designamos a nós mesmos dizendo: "sou eu", não mostramos nossa cabeça - da qual tanto nos orgulhamos - nem nosso ventre, mas sim nosso coração. E para designar o signo do zodíaco que lhe corresponde, os antigos escolheram o Leão. Por que? Por que simplesmente as forças que trabalham no desenvolvimento do coração são particulamente ativas no Leão. Observem um Leão e verão a que ponto a região do coração é desenvolvida em relação à cabeça ou mesmo à região metabólica. O tubo digestivo do Leão é quase rudimentar e toda a sua parte posterior é pouco desenvolvida. Reencontramos essas proporções na cabeça do Leão, com uma região mediana larga, enquanto que o crânio e os maxilares, sobretudo o inferior, são relativamente estreitos. Sem dúvida, não temos a oportunidade de nos darmos conta da coragem do leão, mas reencontramos essa qualidade de "coração" no gato, capaz de se confrontar com um cachorro bem maior que ele e às vezes fazê-lo fugir. O Leão é um signo de fogo e não nos surpreendamos com o fato do coração ser o centro de calor do organismo, calor esse que é precisamente o elemento do qual vive o EU.
Vimos como se forma a caixa torácica, por gastrulação, pela formação de uma bolsa. Essa grastulação é o processo tipicamente animal. Essa bolsa, diz Rodulf Stainer, se enche principalmente pelo coração; mais enquanto esse enchimento no animal é obra das forças do zodíaco, ele provém, no homem, de impulsos que têm sua origem além do zodíaco. Nós ascendemos assim a uma outra dimensão espiritual.

Notemos ainda que o coração, como tudo que está em movimento no organismo, se forma a partir do mesênquina. Esse processo embrionário tem início logo abaixo do esboço do cérebro e progressivamente o coração desce ao seu lugar definitivo. O sangue, por sua vez, começa por se formar no pólo oposto, fora mesmo do embrião propriamente dito, num anexo chamado lecitocele, um órgão que é análogo á gema do ovo. A gema do ovo é, assim podemos dizer, luz e calor que se tornaram substância, sendo também rica em fósforo e enxofre. Enquanto o coração desce, o sangue penetra no embrião pelo pedúnculo do lecitocele e sobe ao coração, que então pode vir a bater. Proveniente da luz, o sangue também se transforma de novo parcialmente em luz no interior do coração. É isso que Rudolf Steiner chama de eterização do coração.

Se quisermos compreender bem a etapa seguinte, aquela que diz respeito à Virgem, temos que retornar a comparação do homem com uma planta invertida, correspondendo suas raízes à cabeça, suas folhas ao tórax e suas flores e frutos ao ventre, região que se relaciona à Virgem. Aquilo que foi absorvido pelos receptores sensorias se transforma em substância orgânica. Como já foi dito acima, a luz se torna substância. Ficamos todos realmente surpresos quando Ruydolf Stainer diz que a substância é de todos os orgãos - exceto o cérebro e nervos - de origem cósmica e que nossos alimentos terrestres não constituem mais que um aporte energético e material de construção do sistema nervoso. Até agora nada veio confirmar essa asserção, mas, se isso ocorresse, certos enigmas da fisiologia humana -geralmente postos em silêncio - se tornariam explicáveis.

Se imaginarnos o processo de maturação de Virgem, que continua além do fruto, vemos aparecer o grão, que se aproxima do mineral, com sua forma frequentemente poliédrica. Esse grão precisa escapar totalmente à vida para vencer, com a germinação, as forças físicas que fazem tombar à terra. O que é na realidade o mineral se não a última etapa do processo? O que era energia virou matéria; o movimento morre na forma. É também a universalização do esqueleto, que Rudolf Steiner diz ser imagem morta do "Eu".


Continua ....






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo !!!
Aguarde que estarei postando uma resposta, assim que possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...